"Algumas pessoas relatam que, às vezes, sofrem uma paralisia corporal ao se deitarem para dormir. Afirmam que, deitadas, perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficando com o corpo pesado e “duro”, preso à cama. Então, dizem, ouvem vozes, escutam passos, vêem estranhas cenas ou pessoas e se desesperam."
A paralisia do sono é um caso natural que ocorre no sono REM (onde vivenciamos a maioria dos sonhos ). Essa paralisia pode ocorrer um pouco antes de adormecer, ou logo após o despertar, podendo durar segundos ou até mesmo minutos. Quando o cérebro desperta do sono REM, o corpo permanece paralisado, pois é uma forma de que se evite lesões no meio dos sonhos. Geralmente essas paralisias são acompanhadas de alucinações hipnagógicas, por isso algumas pessoas pensam ser coisa do 'demonio'. Geralmente entramos em desespero, pelo fato de não conseguirmos nos mexer, e por ver coisas horríveis. Mas o lado bom de tudo isso é que podemos criar nosso próprio sonho, basta deixar acontecer e se concentrar. É meio difícil se concentrar sabendo que seu corpo não se move, mas se nos esforçarmos um pouquinho e não deixarmos escapar, basta usar a imaginação e ter o sonho que quisermos. Porém devemos sempre manter a calma, pois vai passar. Resumindo a paralisia do sono é nada mais nada menos do que estar sonhando, porém consciente. Algumas causas dessa paralisia é o stress, sono irregular, dormir de barriga para cima, etc...
O tratamente pode ser feito a base de remédios que não permitem que isso ocorra. Neste caso seria cientificamente falando, mas existem crenças a respeito. Como a pisadeira e kanashibari...O espiritismo explica a “Paralisia do sono” como sendo uma “projeção” do espírito para fora do corpo, mantendo-se ambos conectados por uma espécie de “cordão de prata”. É extremamente comum acontecer isto quando estamos muito cansados e “cochilamos”. Diferenciar se está sonhando ou se está vivenciando uma experiência extra-corpória é complexo. Muitos crêem em uma super viagem ao mundo astral. Em,"O livro dos espíritos"( cap. VIII), o sono é uma necessidade fisiológica do corpo, mas o espírito não precisa desse descanso e enquanto o corpo relaxa, o espírito, levemente se desprende da matéria, tendo a possibilidade de se contatar com o mundo espiritual. Não podemos descartar nenhuma dessas possiblidades, pois e psicologia não acata nenhum dos princípios kardecitas, porém, nós mesmo devemos fazer a nossa análise e estudar bem antes de tirarmos conclusões.
° Resolvi fazer um post sobre paralisia do sono, pois, é algo muito interessante. Pois de fato ficar sem se mover, tendo alucinações e não sabendo se é real ou imaginário me assusta muito. Pois bem, só que o seguinte é: aconteceu comigo.
Depois de alguns dias indo dormir tarde, acordei pela manhã de certo dia. Olhei no relógio e era 6:20, fiquei escutando alguns barulhos, então decidi voltar a dormir. Deitei normalmente, e derrepente do nada o som tranquilo do ambiente muda, e ouço alguém gritando em outra lingua (talvez latim). Como estava acordada, pois nem se quér tinha fechado os olhos ainda, fiquei assustada, mas derrepente percebo que não consigo mais me mexer, meus movimentos pareciam lentos, e muitos menos falar. Fiquei muito apavorada até que tudo isso voltou ao normal, desesperada e com medo de que acontecesse de novo, então caí aos prantos (?).
Depois disso, temia muito que acontecesse novamente, pois era horrível demais. Então em um certo coxilo a tarde, sou obrigada a abrir os olhos com muita dificuldade (estava em um pesadelo). Eis que não consigo me mover! " OK, vamos reverter isso", fecho os olhos novamente, me concentro, então tudo volta ao normal. Até ai tudo bem, mas e à noite, sequências diretas de paralisia, estava ficando louca! Bom depois disso é claro que perdi o medo, mas dependendo o tempo acho que....melhor nem falar. Decidi então me informar, quanto ao porque disso... Bom agora que sei que posso controlar meus sonhos, talvez tente na próxima. °
Nenhum comentário:
Postar um comentário